Nível dos reservatórios continuam baixos e deixa Estado em alerta

10/02/2014 17:47

Chapecó e Pinhalzinho no Oeste do Estado têm situação mais preocupante

O nível dos mananciais continua baixando e a diretoria da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento(Casan) se reuniu nesta manhã de segunda-feira para avaliar a situação. 

Segundo o diretor de Operação e Meio Ambiente, Valter José Gallina, os reservatórios estão cerca de 30 centímetros abaixo do normal. No Oeste a situação ainda é mais preocupante nas cidades de Chapecó e Pinhalzinho, onde uma caminhão-pipa ajuda no abastecimento da população e área agrícola.

O rodízio no abastecimento ainda não está sendo utilizado em nenhum dos 200 municípios, afirma a Casan, mas será uma possiblidade se o nível continuar baixando e a pressão da água nas estações diminuir. Na última sexta-feira, a Prefeitura de Chapecó decretou Estado de Emergência devido ao calor extremo e a falta de água, principalmente na área rural da cidade. 

Dois caminhões-pipa foram contratados pela Prefeitura para abastecer a região. O manancial da cidade está 40 centímetros abaixo do nível normal. Os municípios de Agronômica e Agrolândia, no Alto Vale do Itajaí, também decretaram Estado de Emergência. 

Até o início da tarde desta segunda-feira, a Defesa Civil de SC ainda não havia recebido os laudos das respectivas cidades e até agora nenhum decreto foi emitido pelo Estado. A Defesa Civil de Santa Catarina segue monitorando a situação.

Em Pinhalzinho, onde também o manancial está com 40 centímetros abaixo do normal, um caminhão pipa, contratado pela Casan, leva a água da lagoa para a estação de tratamento. No litoral da Grande Florianópolis, por ser uma região turística e demandar um elevado consumo, a situação também preocupa a Casan que monitora os mananciais principalmente na praia da Daniela, no Norte da Ilha.

— Os níveis nos mananciais estão diminuindo, mas ainda estamos conseguindo abastecer dentro de uma regularidade. Se a população continuar nos ajudando vamos conseguir manter o abastecimento até a chegada da chuva— avalia Valter Gallina.

Regiões de maior preocupação:

Chapecó / Oeste - 40 cm abaixo do nível normal

Pinhalzinho / Oeste - 40 cm abaixo do nível normal

Porto Belo / Litoral Norte - 30 cm abaixo do nível normal

Daniela e João Paulo / Grande Florianópolis / Litoral Norte - 30 cm abaixo do nível normal

Fonte: Casan

Onda de calor terá fim

Neste começo de semana, pelo menos até quarta-feira a forte onda de calor ainda deve continuar, mas deve ser interrompida por uma frente fria que chega ao Estado, conforme aponta a previsão da Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições climáticas do Estado. 

A partir de quinta-feira será quebrado o bloqueio atmosférico, que vem impedindo o avanço das frentes frias pelo Estado, e a chuva e as temperaturas mais amenas finalmente retornarão a SC. 

A chuva volta a ocorrer com mais frequência e se estende pelo fim de semana, totalizando volumes entre 20mm e 60mm em média do Oeste ao Planalto e entre 60mm e 130mm no Litoral, podendo ocorrer pontuais maiores. 

Entre a sexta-feira e o domingo, a previsão é de temperaturas máximas próximas a 18ºC e 23°C nas áreas altas do Planalto Sul e entre 24°C e 28°C na maior parte de SC.