DC - Agentes federais da fronteira aderem a paralisação nacional

11/02/2014 14:17
Durante esta terça (11) será realizada panfletagem
 
Os sindicatos dos policiais federais de todo o país anunciaram no início da semana a realização de três paralisações de 24 horas até o fim do mês de fevereiro. Após a paralisação de sexta, quando realizaram um ato chamado de “algemaço” – algemas foram penduradas em frente às unidades - nova paralisação ocorre nesta terça-feira (11), com o mote "Polícia Federal na UTI".
 
Além disso,  prometem cruzar os braços também nos próximos dias 25 e 26 de fevereiro. A categoria quer a reestruturação da carreira e a aprovação das PEC 51 - a PEC da Paz - e das PECs 361 e 73, baseadas na 51. Os protestos deste mês seguem o modelo da paralisação nacional: a ideia é que cerca de 70% dos agentes  interrompam as atividades.
 
Com isso,  serviços como investigação policial e até mesmo a emissão de passaporte não serão interrompidos. A ideia é mostrar o sucateamento da profissão, o congelamento dos salários há sete anos e a necessidade do reconhecimento da função dos agentes.
 
No município de Dionísio Cerqueira, área de abrangência do Oeste de Santa Catarina, a paralisação ocorre aos moldes da nacional, inclusive nas datas já informadas pelo SINPOFESC. Os agentes, escrivães e papiloscopistas reivindicam a carreira única (nos moldes do FBI – Polícia Federal Americana), reconhecimento do trabalho nível superior e a polícia de ciclo completo (a qual integra a parte ostensiva e investigativa). 
 
Outro fato levantado pelos agentes federais é a perseguição sofrida devido a operações de Combate a Corrupção realizadas no passado. Consequentemente, a instituição vem sofrendo cortes de orçamento a cada ano e os servidores policiais estão há sete anos sem reajuste salarial. 
 
Nesta terça (11) a paralisação ocorre com panfletagem em frente a Delegacia de Polícia Federal de Dionísio Cerqueira. O objetivo é conscientizar a sociedade dos reais fatos que desencadearam a crise dentro da Polícia Federal. Segundo os agentes, o trabalho na Delegacia, os quais são essenciais, estão sendo mantidos para não prejudicar a população em geral. 
 
A perspectiva é de que a paralisação continue em datas futuras. Podendo, inclusive, ocorrer durante a Copa do Mundo, que será realizada no Brasil neste ano.


FONTE: www.portaltri.com.br