Defesa Civil de Santa Catarina continua em alerta devido as chuvas que chegam ao Estado

14/02/2014 21:53

O tempo instável deve permanecer, pelo menos, até terça-feira

A previsão é de mais chuva em várias regiões. O Litoral Sul de Santa Catarina pode registrar ainda nesta sexta-feira entre 50 e 60 mm de precipitação. Há risco de risco de inundações, alagamentos e deslizamentos. Já no Litoral Norte, a chuvarada pode chegar com intensidade neste sábado(15). O volume esperado varia entre 40 e 60 mm. Ressacas também estão previstas, com ondas que podem chegar aos três metros.

No entanto, a atenção nesta sexta-feira é com a região Sul de Santa Catarina. Os municípios de Içara, Araranguá, Sombrio, Passam de Torres e Criciúma registraram chuva forte nas últimas 24 horas. O volume contabilizado passa de 150 mm. A situação resultou em pontos de alagamentos em vários bairros.

Criciúma já trabalha na remoção de pessoas que tiveram as casas afetadas. De acordo com a Coordenadora da Defesa Civil do Município, Ângela Mello 70 pessoas estão desabrigadas e foram levadas para o Ginásio Municipal e Para uma Igreja da Cidade. Cerca de 200 ficaram desalojados e já foram removidos. Os trabalhos de monitoramento continuam. A Defesa Civil local conta com apoio da Coordenadoria Regional da Defesa Civil de Santa Catarina e apoio no resgate das pessoas, que é feito pelos Bombeiros Militares e Exército.

Conforme o Coordenador Regional Rosinei da Silveira, Içara e Araranguá estão preparando abrigos para receber pessoas que precisem de auxílio imediato. “Vamos nos reunir com os prefeitos para passar orientação e ajudar os que precisam.” Afirmou. Até agora a cidade que teve o maior volume de chuva foi Ermo, no Litoral Sul: 163,4mm.

Enquanto isso, em Florianópolis, a equipe de Monitoramento e Alerta e Resposta ao desastre monitoram o cenário instalado no Estado.

Secretaria de Estado da Defesa Civil